Na edição de 2022 dos The Game Awards, a Ghost Story Games revelou Judas. O jogo está a ser dirigido e produzido por Ken Levine, a mente brilhante por detrás da criação de BioShock. Apesar do anúncio antecipado, o relatório da Take-Two indicava que Judas poderia ser lançado no ano fiscal de 2026, que vai de abril de 2025 a março de 2026. No entanto, isto pode mudar, uma vez que outro título de peso na linha da Take-Two pode roubar todas as atenções da indústria de jogos durante o mesmo período, GTA VI, que pode ter sido adiado para 2026.
Em Judas, os jogadores estão imersos num cenário único: Mayflower, uma cidade espacial. Aqui, os cidadãos são treinados para se espiarem uns aos outros e são rapidamente destruídos pela mais pequena ofensa. As máquinas controlam todos os aspectos da vida, desde os negócios à arte e ao governo. Os líderes da nave têm uma visão para ti: um cidadão modelo. Mas tu provocaste uma revolução, determinada a destruir o seu controlo.
Ken Levine introduziu um conceito narrativo único em Judas, a que se refere como "LEGO narrativo". Esta abordagem inovadora pega nas lições de narração de BioShock e leva-as a novos patamares. Em Judas, as decisões do jogador moldam a experiência, mas a narrativa mantém uma certa estrutura. Numa entrevista ao IGN, Levine explica esta metáfora LEGO:
"E a metáfora é basicamente como a do LEGO, ou seja, temos um monte de peças pré-fabricadas e elas são muito bem projetadas e as peças sabem como se comunicar umas com as outras. Sabem comunicar uns com os outros e é isso que é genial, mas é possível construir, quantas coisas se podem construir com esses tijolos? Portanto, temos uma série de elementos feitos à mão, mas que trazem consigo um conjunto de regras baseadas na forma como se combinam. Por isso, é possível fazer quase tudo".
E parece que o projeto proposto por Ken Levine está a dar frutos. Geoff Keighley, o apresentador dos The Game Awards, conseguiu jogar 5 horas de Judas e partilhou os seus comentários nesta antevisão. De acordo com Keighley, o que mais se destacou foi o facto de as personagens estarem "vivas" e interagirem bem entre si e com o jogador. Podes ver as opiniões de Keighley na plataforma X (antigo Twitter).
Há algumas semanas, tive a oportunidade de jogar 5 horas de JUDAS, o próximo jogo do criador de BioShock, Ken @Levine.
- Geoff Keighley (@geoffkeighley) March 26, 2024
Aqui estão os meus pensamentos sobre o que Ken tem estado a trabalhar na última década - um jogo rico em histórias com uma narrativa flexível + personagens que estão verdadeiramente "vivas" enquanto jogas. pic.twitter.com/nRmvqHk9DZ
Judas ainda não tem data de lançamento, mas é considerado uma das grandes promessas futuras da indústria. Se gostaste do BioShock e queres ver o próximo projeto de Ken Levine, fica atento ao nosso comparador para encontrares as melhores ofertas para o Judas quando o jogo estiver disponível.
respondendo a mensagem de