A longa série Total War chega a um magnífico final em Total War: Warhammer 3. Esta versão de fantasia negra do jogo de estratégia com sabor a medieval foi muito apreciada pelos fãs, sendo o seu primeiro jogo o jogo Total War mais vendido de sempre.
Amanhã veremos o último jogo Warhammer Total War, por isso vamos reunir tudo o que sabemos sobre ele.
Aqui está o trailer de anúncio de Total War: Warhammer 3:
Existem dois cenários para Warhammer 3: As Terras do Oriente e os Reinos do Caos. As Terras do Oriente são inspiradas na China e na Rússia medievais, com elementos fantásticos como dragões, orcs e ilhas flutuantes.
Os Reinos do Caos são um assunto completamente diferente. É uma terra sem forma, moldada por pensamentos e emoções, onde habitam os Quatro Deuses do Caos: Khorne, deus da guerra e do derramamento de sangue; Tzeentch, deus da mudança; Nurgle, deus da doença e da pestilência; e Slaanesh, deus do excesso e do hedonismo.
As sete facções presentes em Warhammer 3 são a Grande Cathay, os Kislev e as cinco facções baseadas nos Quatro Deuses do Caos. Outra fação é a dos Reinos Ogre, disponível para quem fizer a pré-encomenda do jogo.
No passado, o deus Ursun anunciava o início do verão com o seu rugido. No entanto, ele desapareceu, causando um inverno interminável em Kislev. Os irmãos Barkov, Yuri e Gelrik, depressa descobrem que o deus está aprisionado na Cidadela Uivante, nos Desertos do Caos.
Os irmãos formam um exército para resgatar o deus, mas em pouco tempo, a corrupção dos Wastes leva Yuri à loucura. Ele mata o seu irmão e oferece o crânio de Gelrik a Khorne, invocando um portal para o Reino do Caos.
Lá, ele encontra o aprisionado Ursun, junto com o primeiro dos Príncipes Demónios, Be'lakor. Be'lakor tenta Yuri a matar Urun e tomar o poder do deus para si. Apesar de Yuri tentar dar um tiro no coração de Ursun, a reação atira-o de volta para o Plano Material. Moribundo, Yuri pede ajuda aos Deuses do Caos que, por sua vez, o transformam num Príncipe Demónio.
Após este prólogo, é revelado que Ursun ainda é prisioneiro de Be'lakor. O Príncipe Demónio quer usar Ursun para se vingar dos Deuses do Caos por lhe terem retirado o poder.
Entretanto, os reinos humanos de Kislev e Grande Cathay procuram libertar Ursun da prisão. Ao mesmo tempo, um ser conhecido como o Conselheiro procura uma gota do sangue de Ursun para se libertar da escravatura do Tomo dos Destinos. Ele tem procurado facções para o ajudarem na sua demanda.
Os Demónios do Caos procuram Ursun para os seus próprios fins maléficos. A fação de Khorne deseja o crânio de Ursun para recuperar o favor do Deus do Sangue. A fação de Tzeentch procura os olhos de Ursun para ganhar visão distante, a fação de Nurgle procura usar o cadáver de Ursun para criar uma doença divina e a fação de Slaanesh procura devorar a tristeza de Ursun. Finalmente, Yuri e a sua própria fação daemónica, Chaos Undivided, desejam punir Be'lakor e destruir Ursun de uma vez por todas.
A ação desenrola-se entre as terras mortais e os Reinos do Caos. No mundo material estão as nações de Kislev (baseada na Rússia medieval) e Grand Cathay (baseada na mitologia chinesa).
Enquanto isso, os Reinos do Caos simbolizam a personalidade do seu Deus do Caos. O reino de Khorne está repleto de exércitos de demónios contra os quais tens de lutar. O reino de Nurgle é uma terra venenosa onde os teus exércitos sofrem danos contínuos. O reino de Slaanesh tem uma série de portais - sempre que passas por um, Slaanesh convida-te a sair sem o teu prémio em troca de presentes. O reino de Tzeentch é composto por ilhas flutuantes que formam um labirinto pelo qual tens de passar para chegares ao teu objetivo.
Total War: Warhammer 3 continua a ser um jogo de estratégia por turnos com uma funcionalidade de combate em tempo real. Na fase de combate, podes comandar milhares de unidades em grandes batalhas tácticas.
Total War: Warhammer 3 tem um estilo de campanha invulgar: ainda é possível conquistar todo o mapa, mas esse não é o objetivo principal - como explicado na história, é preciso chegar a Ursun. Periodicamente, aparecem portais no mapa da campanha e os exércitos daemon invadem-no. Ao mesmo tempo, estes portais dão à fação a oportunidade de entrar nos Reinos do Caos para lutar contra um príncipe daemon. A vitória dá-te a alma do príncipe. Se conseguires recolher quatro, podes chegar a Ursun e ganhar o jogo.
Isto pode levar a algumas estratégias interessantes. Podes ter alianças com várias facções, mas como todos querem o mesmo, a dada altura, alguém terá de trair o outro.
Cada fação também tem as suas unidades especiais sob a forma de Lordes Lendários. Estes Lordes conferem benefícios tanto no modo de campanha como nas batalhas em que participam.
As facções Kislev e Grande Cathay têm cada uma dois Senhores Lendários, tendo a primeira um Senhor secreto desbloqueável.
Para Kislev, os Senhores incluem Tzarina Katarin, uma governante severa e fria que domina a Magia do Gelo, e o Patriarca Supremo Kostaltyn, um zelota furioso de cabelo selvagem que inspira fervor sagrado entre os seus seguidores. Ambos podem usar um cavalo de guerra ou um urso de guerra como montada. Um terceiro Senhor Lendário é Boris Ursus, o maior e mais temível Tzar de Kislev.
Para a fação de Cathay, existem dois senhores que se podem transformar em dragões à vontade. O primeiro é Miao Ying, o arrogante e poderoso Dragão da Tempestade. O seu irmão é Zhao Ming, o carismático e realista Dragão de Ferro. Ambos são feiticeiros e mestres dos Ventos Elementares.
Facções do Caos
As facções do Caos têm um senhor cada.
Para a fação de Khorne, o seu senhor é Skarbrand, o Devorador de Sangue. Antigo Daemon de Khorne, cometeu o erro de tentar usurpar o Deus do Sangue e agora procura redimir-se. Ele é uma força incrível no campo de batalha em termos de combate direto.
Para a fação de Tzeentch, há Kairos Fateweaver, um senhor de duas cabeças que pode ver o passado e o futuro, mas não o presente. Ele aumenta a defesa da fação contra emboscadas e reduz a probabilidade de sucesso dos heróis inimigos.
Do lado de Slaanesh, temos N'Kari, Guardião dos Segredos. Ele procura a sensação final das lágrimas de Ursun. Ele pode aumentar as quantidades de tributo e as relações com outras facções enquanto reduz o custo de seduzir unidades inimigas.
Ku'gath Plaguefather lidera a fação Nurgle. O seu objetivo é criar a praga perfeita. Ele reduz os custos de infeção e aumenta a probabilidade de uma praga ocorrer numa província.
Por fim, o Príncipe Demónio lidera a Legião do Caos. Podes dar um nome a este Senhor e as suas habilidades são personalizáveis, dependendo do Deus do Caos que escolheres servir.
Os Reinos dos Ogres têm dois senhores para as suas duas facções.
A fação Dente de Ouro é liderada por Greasus Dente de Ouro. Para além de efeitos úteis para a sua fação de ogros, ele ganha mais rendimentos com ataques e saques a povoações e tem custos de manutenção mais baixos para unidades Ironguts.
Os Discípulos da Gorja têm Skrag, o Abatedor, cujas habilidades incluem invocar e apoiar a sua unidade especial Gorgers.
Total War: Warhammer 3 fez várias melhorias na sua jogabilidade em relação às iterações anteriores. De acordo com o Designer de Batalha do jogo, James Martin, "São muitas coisas de qualidade de vida. Analisámos todos os tipos de feitiços que temos, verificando como funcionam, certificando-nos de que estão a fazer o que as pessoas esperam. Ajustámos e corrigimos uma série de pequenas coisas, tornando o sistema muito mais saudável e limpo, para que seja mais previsível o que vai acontecer."
Unidades individuais como Lordes, dragões e monstros específicos podem agora ter um estado "ferido". Quando sofrem demasiados danos, a sua produção de danos e os seus atributos diminuem até serem curados.
Quanto ao modo multijogador, podes escolher entre três campanhas: o Realm of Chaos, ou as campanhas históricas de Grand Cathay e Kislev. Apenas os Reinos do Caos e Cathay podem ter oito jogadores; a campanha de Kislev só tem espaço para três.
O blogue Total War: Warhammer 3 apresenta ainda mais melhorias.
Aqui estão as especificações mínimas e recomendadas para o jogo:
Mínimas
Recomendado
Total War: Warhammer 3 vai ser lançado a 17 de fevereiro de 2022. Podes fazer o pré-carregamento do jogo a 15 de fevereiro no Steam, Microsoft Store e PC Game Pass, mas não através da Epic Games, embora esteja disponível para compra lá. Faça a pré-encomenda e receba o pacote de corrida Ogre Kingdoms gratuitamente como incentivo. Obtenha um código Total War: Warhammer 3 para PC com o nosso comparador.
respondendo a mensagem de