Naoki Yoshida, diretor de Final Fantasy XIV: A Realm Reborn e produtor de Final Fantasy XVI, tinha prometido ao público que iria acelerar o marketing do jogo alguns meses antes do seu lançamento oficial. Cumprindo a sua promessa, várias antevisões práticas de Final Fantasy XVI apareceram por toda a Internet, bem como alguns trailers.
Os trailers em destaque, cortesia do Gematsu, centram-se na jogabilidade de combate do novo título da franquia, que, tal como foi repetidamente anunciado pelos produtores, será centrado na ação. Para o efeito, a Square Enix chamou Ryota Suzuki, um veterano da Capcom responsável por produções como Monster Hunter World e Devil May Cry 5, para tratar do design das batalhas. O resultado é impressionante:
Para o bem ou para o mal, algumas batalhas terão os famosos QTE (Quick Time Events), que, combinados com as cutscenes, contribuem para criar uma "sensação de montanha-russa ininterrupta", como descreveu Naoki Yoshida. Os trailers confirmam que os jogadores apenas controlarão Clive em combate. No entanto, o protagonista terá a ajuda de alguns membros do grupo controlados por IA, como Torgal, o seu fiel companheiro, e a personagem principal Cid, cujo nome completo é Cidolfus Telamon.
Outros vídeos mostram batalhas contra Eikons colossais, os famosos summons da franquia. Nele, Clive enfrenta Garuda, uma criatura muito maior do que ele. Ainda assim, com os seus ataques frenéticos e empregando as suas capacidades Eikons, o homem enfrenta o seu adversário.
Outro trailer destaca a exploração da masmorra Royal Waloeder Army Keep. É possível ver que o jogo requer alguns comandos do jogador para atravessar, como abrir um portão. A transição perfeita entre o combate e a cutscene é fantástica de ver. Clive pode alternar ativamente entre três Eikons diferentes equipados e ativar o respetivo conjunto de habilidades para ser consistente com a situação em batalha.
Este clip mostra alguns dos chamados acessórios de Timely. Estes são peças de equipamento que facilitam um aspeto específico do jogo. O Ring of Timely Healing, por exemplo, ativa automaticamente o uso de uma Poção quando o HP do protagonista desce até um determinado ponto. Já o Ring of Timely Focus abranda o tempo antes de um projétil atingir Clive. Este equipamento pode fazer parte do modo Story mencionado por Naoki Yoshida para os jogadores não habituados a RPGs de ação.
Final Fantasy XVI está a tornar-se cada vez mais grandioso a cada nova informação publicada. Os produtores prometeram uma demonstração para o público da PlayStation 5 duas semanas antes do lançamento oficial do jogo. A exclusividade da consola da Sony dura seis meses, mas isso não significa necessariamente que o jogo será lançado para PC após esse período. Yoshida comentou que a otimização é árdua, o que pode prolongar o lançamento para PC.
Para os proprietários de uma PlayStation 5, no entanto, fiquem atentos ao nosso comparador. Temos as ofertas mais baratas de CD Keys para Final Fantasy XVI, que chegará ao público em geral a 22 de junho. Valisthea espera por ti, Eikon-slayer.
respondendo a mensagem de