No dia 21 de janeiro, a conta @x86deadandback na plataforma X revelou que rastros da próxima geração de CPUs Nova Lake da Intel surgiram em registros de remessa, sinalizando avanços consistentes no desenvolvimento dessa linha.
Embora a Intel tenha fornecido poucas informações sobre a Nova Lake, o lançamento está previsto para 2026. Acredita-se que essa nova série substituirá a linha Panther Lake em dispositivos móveis e a Arrow Lake nos desktops, assumindo que a linha Core Ultra 200S seja o último lançamento para desktops antes da Nova Lake.
Segundo os registros de remessa, a Intel já está testando a sua nova plataforma de CPUs para consumidores, chamada Nova Lake. O primeiro chip da série foi enviado para os laboratórios da empresa em dezembro de 2024 para testes avançados. Essa linha será a sucessora da Panther Lake, programada para estrear no final deste ano, e poderá ser oficialmente lançada em 2026.
Não parem! Intel Nova Lake! pic.twitter.com/4EB5xy2BzM
- X86 is dead&back (@x86deadandback) January 21, 2025
Os rumores indicam que a arquitetura Nova Lake poderá incorporar duas novas arquiteturas de núcleos de CPU, conhecidas pelos nomes de código Coyote Cove e Arctic Wolf. No entanto, a precisão dessas informações ainda não foi confirmada. O Nova Lake assume grande relevância, pois é, até agora, a única arquitetura de CPU para desktops oficialmente anunciada após a Arrow Lake. Por outro lado, a Panther Lake será destinada exclusivamente a dispositivos móveis e laptops, não abrangendo plataformas para computadores de secretária. Ainda permanece incerto se a Intel continuará a utilizar a plataforma LGA1851 ou se optará por desenvolver uma completamente nova.
Especulações indicam que a série Nova Lake poderá utilizar o nó de processo Intel 14A ou TSMC 2nm. Há também a possibilidade de a Intel recorrer à subcontratação de certas peças ou chips à TSMC, seguindo o modelo adotado anteriormente com Meteor Lake e Arrow Lake.
Um detalhe já confirmado sobre o Nova Lake é que, assim como o Panther Lake, ele não contará com memória on-package. Isso significa que o Lunar Lake continuará a ser, pelo menos no futuro próximo, o único processador com esse tipo de design.
Enquanto aguardamos por mais novidades empolgantes, aproveite para utilizar a nossa ferramenta de comparação e encontre as melhores ofertas para o seu próximo jogo favorito.