Metáfora: ReFantazio poderia ser resumido como um Persona num cenário de alta fantasia, mas isso seria prestar um mau serviço a este novo IP do Studio Zero, uma subsidiária da Atlus responsável por jogos como Catherine. Anunciado há seis anos como Project Re Fantasy, foi uma longa viagem entre o esquecimento e a antecipação até o projeto se tornar Metaphor: ReFantazio e entrou no radar dos entusiastas dos JRPG, especialmente dos que gostam de Persona.
Uma entrevista com o realizador Katsura Hashino, o compositor Shoji Meguro e o designer de personagens Shigenori Soejima, que trabalharam em Persona 3 até Persona 5, dá-nos um mergulho profundo em mais informações sobre Metaphor: ReFantazio, mostrando como o mundo funciona, o seu enredo, o sistema de batalha e muito mais.
No mundo de Metaphor: ReFantazio, a magia já foi comum e um produto da imaginação do utilizador. Com o passar do tempo, as pessoas perderam o contacto com a magia natural e passaram a depender de ferramentas mágicas para a utilizar. As personagens principais, no entanto, podem usar um tipo diferente de magia, transformando-se em armas, conhecidas como Arquétipos. Para desbloquear novos arquétipos, é necessário interagir com os outros e despertar estes aspectos heróicos; por outras palavras, é a versão de ligação social no universo de Metaphor: ReFantazio.
A história do jogo começa com a morte do atual rei. É então realizada uma eleição para decidir quem será o próximo, que não é mais do que um concurso de popularidade entre todos os interessados. Embora esta corrida ao reinado pareça justa, há quem, nos bastidores, tente manipular os concorrentes e tentar manter o controlo que tem. O protagonista envolve-se na eleição e precisa de viajar pelo país em busca de apoio.
Persona era famoso por ter um limite de tempo para as suas acções, definido pelo fim de cada período escolar, e uma masmorra que representava o fim do arco. Metáfora: ReFantazio terá uma abordagem semelhante. A eleição também tem um limite de tempo, pelo que cabe ao jogador escolher o que fazer e explorar enquanto reúne o apoio da população. Para isso, foi introduzido um novo sistema de combate mais fluido e contínuo.
O sistema por turnos regressa. No entanto, os jogadores podem optar por uma batalha de ação em tempo real quando enfrentam inimigos mais fracos para tornar a viagem mais suave. É uma abordagem distinta que mantém intacto o sistema clássico baseado em turnos, mas cria um dinamismo mais contemporâneo.
Metáfora: ReFantazio ainda não tem data de lançamento confirmada, mas está previsto para o outono de 2024. O jogo estará disponível para PlayStation 4|5, Xbox Series e Windows. Para os interessados, consultem o nosso comparador para as ofertas mais baratas de Metaphor: ReFantazio e prepare-se para mergulhar num mundo completamente novo de alta fantasia.
respondendo a mensagem de