No Lenovo Tech World 2024, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, destacou a forte parceria entre a Intel e a Lenovo em um discurso significativo. Um dos momentos mais marcantes do evento foi quando Gelsinger entregou ao presidente da Lenovo, Yuanqing Yang, uma amostra do processador Panther Lake, produzido com o avançado processo de fabricação 18A. Este gesto simbolizou o sucesso do novo nó de fabricação da Intel, demonstrando que a tecnologia estava pronta para a produção comercial em larga escala.
Do ponto de vista do consumidor, é provável que a plataforma Panther Lake comece a aparecer em dispositivos Lenovo e de outros OEMs já no início do próximo ano. Há cerca de dois meses, surgiram informações indicando que o processo 18A da Intel e os chips fabricados com essa tecnologia eram essencialmente funcionais e estavam prontos para serem lançados em breve.
Antes de deixar o palco, Pat Gelsinger declarou: "Colaboramos em produtos como Meteor Lake, Lunar Lake e os PCs Core Ultra, que oferecem impressionante duração de bateria, desempenho de CPU, GPU e NPU. Mas isso é apenas o começo. Quero apresentar a vocês nossa primeira amostra do Panther Lake. Este é o próximo produto baseado no processo 18A, que está prestes a ser lançado, demonstrando o avanço dos nossos esforços."
Você pode assistir à gravação do evento Lenovo Tech World 2024 no vídeo abaixo:
Até o momento, as informações disponíveis sobre o Panther Lake indicam que ele provavelmente será chamado de Core Ultra 300, trazendo melhorias significativas na arquitetura do núcleo P (Cougar Cove) no cluster CPU Tile. Há especulações de que o cluster GPU Tile, equipado com uma iGPU de codinome Celestial Xe3-LPG, será fabricado no avançado processo de 2 nm da TSMC. No entanto, essa informação ainda não foi confirmada oficialmente e dependerá do lançamento do chip.
Enquanto aguardamos mais novidades empolgantes, não se esqueça de aproveitar nossa ferramenta de comparação para encontrar as melhores ofertas no seu próximo jogo favorito!