Metaphor: ReFantazio é um novo IP do Studio Zero, uma subsidiária da Atlus fundada em 2016 e dirigida por Katsura Hashino, o diretor de Persona. Em 2016, o estúdio anunciou que estava a trabalhar num novo projeto, então intitulado Project Re Fantasy. Em 2023, o jogo foi oficialmente revelado como Metaphor: ReFantazio, um RPG de alta fantasia que muitos compararam a Persona.
A Atlus lançou uma demo de 7 horas em que os jogadores podiam experimentar o prólogo de Metaphor: ReFantazio, e muitos já estavam convencidos de que era uma compra obrigatória. Depois, o embargo à análise do RPG foi levantado e os críticos começaram a partilhar as suas opiniões e classificações do jogo. Com base numa média de 30 críticas, Metaphor: ReFantazio tem atualmente uma pontuação de 94 no Metacritic, uma das classificações mais elevadas de 2024. Para efeitos de comparação, o Final Fantasy VII Rebirth obteve uma pontuação de 92 após 151 críticas, enquanto o Astro Bot tem 94 com 135 críticas. O Metaphor: ReFantazio receberá mais críticas, podendo aumentar ou diminuir a sua pontuação média.
De qualquer forma, isto mostra que a Atlus voltou a acertar o alvo com outro RPG, para grande satisfação da sua empresa-mãe, a Sega. Só este ano, a Atlus lançou Persona 3 Reload e publicou Unicorn Overlord em parceria com a Vanillaware. Entretanto, outra subsidiária da Sega, Ryu Ga Gotoku, lançou Like a Dragon: Infinite Wealth, para não mencionar outros títulos não-RPG. Metaphor: ReFantazio provou ser outro destaque num ano repleto de grandes lançamentos e será provavelmente nomeado para Jogo do Ano no final do ano.
O que é especialmente interessante é o facto de Metaphor e outros jogos mostrarem que os RPGs por turnos estão mais fortes do que nunca. Enquanto Baldur's Gate III demonstrou que ainda há espaço para os RPGs mais tradicionais brilharem, os JRPGs estão a mostrar que o seu estilo inspirado em anime, com personagens fixas e uma narrativa menos modular, continua a ter eco junto dos jogadores.
No entanto, vale a pena referir que muitos utilizadores da demo relataram problemas de desempenho com o RPG, especialmente no PC. Várias análises mencionaram este problema de desempenho e comentaram os gráficos pouco impressionantes do jogo para um título de 2024. Isto deve-se ao facto de o Metaphor: ReFantazio ter sido desenvolvido no mesmo motor proprietário utilizado no Persona 5 Royal, em vez do Unreal Engine 4 utilizado no Persona 3 Portable. No entanto, a Atlus já declarou que está a trabalhar em correcções para garantir um lançamento sem problemas do Metaphor: ReFantazio.
Metaphor: ReFantazio será lançado em todo o mundo a 11 de novembro para a PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e PC via Steam. Se estás pronto para mergulhar numa aventura de 80 horas, não te esqueças de ver a nossa comparação de preços para encontrar as Metaphor: ReFantazio CD keys mais baratas, e prepara a tua eloquência porque a corrida eleitoral está prestes a começar.
respondendo a mensagem de