Nos últimos anos, muitos dos principais criadores de jogos adoptaram software DRM (Digital Rights Management) para proteger os seus produtos. Estes sistemas assumem várias formas, incluindo a ativação em linha, direitos de instalação limitados, restrições para um único dispositivo e proteção dos activos do jogo. Embora o DRM tenha como objetivo proteger os programadores e editores da pirataria, alegadamente também pode degradar o desempenho dos jogos.
Um dos sistemas DRM mais infames é o Denuvo. Embora eficaz, muitos jogadores afirmaram que tem um impacto negativo na sua experiência de jogo e até afecta os seus discos rígidos. Apesar de a Denuvo ter negado repetidamente estes problemas, a comunidade de jogadores continua a resistir à sua inclusão em novos títulos.
Durante uma transmissão no Twitch que mostrava a jogabilidade de Kingdom Come: Deliverance 2 , quando questionado sobre os recentes rumores de um aparente e-mail de uma editora afirmando que Kingdom Come: Deliverance 2 incluiria Denuvo, o chefe de relações públicas da Warhorse Studios, Tobias Stolz-Zwilling, confirmou oficialmente que o jogo não incluirá Denuvo ou qualquer forma de DRM.
"Posso dizer-vos neste momento a situação exacta, e a situação exacta é que Kingdom Come: Deliverance 2 não terá Denuvo ou qualquer sistema DRM".
O diretor de relações públicas pediu ainda que os fãs deixassem de levantar a questão e recordou à comunidade que deve confiar nas informações oficiais da Warhorse e não nos rumores.
Após este anúncio, os fãs do Kingdom Come: Deliverance original ficaram aliviados, sabendo que a sequela muito aguardada não teria soluções DRM. Esta reação é compreensível, uma vez que o primeiro jogo teve longos tempos de carregamento, problemas de desempenho e bugs. Muitos esperam que a sequela ofereça uma melhor otimização e polimento.
Por outro lado, embora as soluções DRM como a Denuvo tenham por vezes impacto na experiência de jogo, também trazem benefícios reais aos programadores. Em particular, embora o licenciamento da Denuvo possa ser dispendioso, oferece uma proteção DRM robusta contra a pirataria. Os jogos de grande escala que demoram anos a desenvolver utilizam frequentemente a DRM para garantir as receitas nos primeiros meses e, por vezes, removem a Denuvo após alguns anos, como se viu em jogos como Lies of P e Star Wars Jedi: Survivor.
Kingdom Come: Deliverance 2 está previsto para ser lançado a 11 de fevereiro de 2025, para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S, após um atraso. Se estás interessado no jogo, não te esqueças de usar a nossa ferramenta de comparação de preços para encontrar as melhores ofertas em Kingdom Come: Deliverance 2.
respondendo a mensagem de