A Blizzard partilhou uma grande quantidade de novas informações e vídeos sobre o desenvolvimento de Diablo IV numa nova atualização trimestral. Estes vídeos centraram-se na exploração e nos ambientes, cada um numa área específica do jogo. O relatório também afirma que Diablo IV terá mais de 150 masmorras geradas processualmente para explorar. Para quem está a perguntar "processualmente o quê?", significa que os layouts das masmorras são aleatórios de cada vez que as visitamos numa sessão de jogo diferente, algo já habitual no franchise Diablo.
De acordo com Chris Ryder, diretor de arte e ambientes, o mundo aberto de Sanctuary, onde Diablo IV decorre, será composto por cinco regiões distintas e apresenta uma interpretação mais sombria e menos fantasiosa do que nos títulos anteriores. Diz também que o jogo utilizará condições climatéricas regionais, com biomas e iluminação a desempenharem um papel visual proeminente na sequela.
"Quando chove, as superfícies ficam molhadas, formam-se poças em sulcos e pegadas, o chão fica lamacento, a atmosfera é pesada e húmida. Contraste isso entrando numa taberna iluminada por uma fogueira nebulosa que contrasta instantaneamente com a atmosfera exterior, um lugar raro de refúgio e calor", explica o realizador.
Nos vídeos, podes ver a Costa de Scosglen, o Mosteiro de Orbei, Kyovashad e os Lugares Esquecidos do mundo. Tudo sob os dois pilares que definiram o tom visual de Diablo IV: "old masters" e "return to darkness". Vale ressaltar que as imagens representam a versão pré-alfa do jogo.
De acordo com o Diretor de Arte Associado, Brian Fletcher, apesar de as masmorras do jogo serem geradas aleatoriamente, os jogadores podem esperar ainda mais conteúdo graças às novas funcionalidades que foram implementadas pela equipa.
"Para podermos suportar mais de 150 masmorras, tivemos de mudar a forma como criamos a arte do ambiente, para que seja suficientemente flexível para ser utilizada em vários locais e não apenas numa única masmorra. Dividimos tudo naquilo a que chamamos conjuntos de mosaicos. Gostaríamos de partilhar convosco alguns dos nossos conjuntos de mosaicos e algumas formas de os misturar e combinar com adereços, interactivos e iluminação para criar masmorras variadas, feitas à mão e criadas processualmente."
Apesar das actualizações trimestrais, o jogo ainda não tem data de lançamento. Diablo IV foi adiado indefinidamente em novembro do ano passado após uma mudança de liderança, com Joe Shely a assumir o cargo de diretor, e à luz da controvérsia que envolveu alegações de assédio e um ambiente de trabalho tóxico na Activision Blizzard. No entanto, ainda podes consultar as nossas ofertas do jogo Diablo IV e garantir a tua viagem ao mundo de Sanctuary.
respondendo a mensagem de