A empresa de segurança digital Irdeto anunciou planos para que o seu software anti-pirataria e DRM Denuvo cubra os jogos da Nintendo Switch.
Do ponto de vista da Irdeto, a maioria dos jogos para PC tem atualmente proteção contra a pirataria, mas quando passam para a Switch, os jogos são rapidamente emulados e jogados, ironicamente, no PC. A Denuvo planeia bloquear toda a emulação utilizando o seu novo produto, Nintendo Switch Emulator Protection. O site deles não mede palavras sobre isso:
"Emular qualquer jogo da Nintendo Switch num PC é fácil. E há quase 4.500 deles disponíveis atualmente. Alguns jogadores emulam títulos no dia do seu lançamento, jogando-os sem gastar um cêntimo.
Ao protegerem o vosso jogo com a nossa solução, obrigam todos os jogadores a comprá-lo."
A própria Nintendo assumiu uma posição dura em relação à pirataria, processando e encerrando com sucesso sítios Web que alojavam ROMs dos seus jogos pirateados. Mas, até agora, não se sabe quais os jogos da Nintendo que irão receber a proteção da Denuvo.
Um porta-voz da Denuvo esclareceu mais tarde que a Nintendo não está de forma alguma ligada à criação do seu produto. Pelo contrário, o produto deveu-se à procura dos actuais parceiros de publicação.
Denuvo tem sido objeto de controvérsia ao longo dos anos por afetar gravemente o desempenho dos jogos. Jogos como Resident Evil Village foram forçados a criar um patch para corrigir os problemas causados pelo Denuvo, enquanto os criadores de Humankind retiraram Denuvo do seu jogo.
Dito isto, o porta-voz da Denuvo mencionou que a proteção da Denuvo Switch será totalmente offline: "Estamos cientes de que a Nintendo Switch é uma consola móvel e, por isso, tem capacidades online limitadas, pelo que concebemos a nossa solução para ser totalmente offline, sem necessidade de verificações online." Esperemos que os proprietários de jogos protegidos pela Denuvo não tenham problemas de desempenho.
respondendo a mensagem de