A Yuzu cessou as suas actividades, tendo resolvido a ação judicial contra a Nintendo por 2,4 milhões de dólares

A Yuzu cessou as suas actividades, tendo resolvido a ação judicial contra a Nintendo por 2,4 milhões de dólares

Yuzu é um emulador gratuito e de código aberto lançado em 2018 pela Tropic Haze. Desenvolvido na linguagem de programação C++, este emulador permite aos utilizadores jogar jogos exclusivos da consola Nintendo Switch nos sistemas operativos Windows, Linux e Android.

Em 26 de fevereiro de 2024, a Nintendo entrou com um processo contra a Tropic Haze LLC, a entidade legal por trás do desenvolvimento do Yuzu, no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Rhode Island, buscando uma ação legal contra os desenvolvedores deste emulador Nintendo Switch.


 

O conteúdo principal do processo gira em torno da alegação da Nintendo de que o desenvolvimento do emulador Yuzu é um ato ilícito, fornecendo meios para os utilizadores se envolverem em pirataria. Isto teve um certo impacto nas receitas da Nintendo e precisa de ser imediatamente terminado:

"Com o Yuzu na mão, nada impede que um utilizador obtenha e jogue cópias ilegais de praticamente qualquer jogo feito para a Nintendo Switch, tudo sem pagar um cêntimo à Nintendo ou a qualquer uma das centenas de outros criadores e editores de jogos que fazem e vendem jogos para a Nintendo Switch. Com efeito, a Yuzu transforma dispositivos informáticos gerais em ferramentas de violação maciça da propriedade intelectual de obras protegidas por direitos de autor da Nintendo e de terceiros." - Processo da Nintendo contra os fabricantes do emulador da Switch

No processo, a Nintendo também fez referência a um evento que ocorreu antes da data de lançamento do seu jogo de ação e aventura exclusivo para a consola Nintendo Switch, intitulado The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. O jogo é uma sequela do popular jogo The Legend of Zelda: Breath of The Wild, que ganhou o prestigiado prémio de Jogo do Ano nos The Game Awards em 2017. De acordo com a Nintendo, uma semana e meia antes da data de lançamento, uma cópia de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom foi vazada e imediatamente minerada e usada por milhões de utilizadores no software emulador Yuzu:


"Como outro exemplo, recentemente, a Nintendo publicou o já aclamado título para a Nintendo Switch The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (" Zelda: TotK ") e disponibilizou-o para jogar a 12 de maio de 2023. No entanto, cópias completas do ROM do jogo começaram a circular online a 1 de maio de 2023. Como Zelda: TotK ainda não tinha sido lançado ao público, todas as cópias em circulação eram indubitavelmente cópias piratas e todos os utilizadores que possuíam uma cópia não tinham comprado o jogo legalmente." - Processo da Nintendo contra os criadores do emulador Switch.


Na manhã de 5 de março de 2024, a equipa de desenvolvimento do Yuzu decidiu abandonar a luta e render-se, resolvendo o processo com a Nintendo. Os criadores do Yuzu vão pagar uma indemnização total de 2,4 milhões de dólares e, consequentemente, transferir o nome de domínio yuzu-emu.org para a Nintendo. Com esta decisão, o emulador Yuzu deixa oficialmente de ser desenvolvido. Consequentemente, o Citra - um emulador 3DS, também cessará as actividades de desenvolvimento, de acordo com Bunmei - o criador do Citra, conforme anunciado no seu canal oficial Discord:

Olá yuz-ers e fãs do Citra:

Escrevemos hoje para vos informar que a yuzu e o apoio da yuzu ao Citra estão a ser descontinuados, com efeito imediato. A yuzu e a sua equipa sempre foram contra a pirataria. Começámos os projectos de boa fé, por paixão pela Nintendo e pelas suas consolas e jogos, e não tínhamos intenção de causar danos. Mas vemos agora que, como os nossos projectos podem contornar as medidas de proteção tecnológica da Nintendo e permitir que os utilizadores joguem jogos fora do hardware autorizado, levaram a uma grande pirataria. Em particular, ficámos profundamente desapontados quando os utilizadores utilizaram o nosso software para divulgar conteúdos de jogos antes do seu lançamento e arruinar a experiência dos compradores e fãs legítimos. Chegámos à conclusão de que não podemos continuar a permitir que isto aconteça. A pirataria nunca foi a nossa intenção e acreditamos que a pirataria de jogos de vídeo e em consolas de jogos de vídeo deve acabar. A partir de hoje, vamos retirar os nossos repositórios de código do ar, descontinuar as nossas contas Patreon e servidores Discord e, em breve, encerrar os nossos sites. Esperamos que as nossas acções sejam um pequeno passo para acabar com a pirataria dos trabalhos de todos os criadores. Obrigado pelos vossos anos de apoio e por compreenderem a nossa decisão.

Bunmei - o criador de Citra

Para obter as melhores ofertas em dois jogos de sucesso da Nintendo: The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e The Legend of Zelda: Breath of The Wild Switch, recomendamos vivamente que experimentes a ferramenta de comparação de preços do dLcompare.

Recebe os melhores preços, códigos promocionais e os melhores negócios possíveis, em todos os teus jogos! Subscreve a newsletter DLCompare

Subscreva a newsletter DLCompare