Já se passaram dois anos desde que Anthem foi lançado e este tempo foi mais do que suficiente para ver a ascensão e a queda de um jogo tão esperado. O que era para se tornar um dos carros-chefe da BioWare e a sua primeira tentativa de criar uma nova franquia que competisse com a série Mass Effect num cenário futurista, acabou por se tornar o maior fracasso da produtora. Várias razões levaram a tal resultado, mas a principal é que Anthem não conseguiu satisfazer as expectativas dos jogadores com a sua jogabilidade e conteúdo. O combate não era suficientemente gratificante, o sistema de progressão era um pouco superficial e o jogo estava repleto de ecrãs de carregamento, e passar de um menu para outro parecia uma tarefa insuportável. Pior ainda, os criadores não conseguiram fornecer o conteúdo pós-lançamento de que o jogo tanto precisava porque estavam a tentar resolver todos esses problemas.
Tudo isso fez com que os jogadores abandonassem Anthem progressivamente, deixando o jogo como uma casca vazia em apenas alguns meses. Apesar de a BioWare ter prometido continuar a trabalhar no jogo e renovar vários aspectos da jogabilidade para o tornar mais apelativo para os jogadores, a anunciada versão Anthem Next nunca chegará. Foi anunciado numa declaração oficial que também revela que a produtora está a investir os seus recursos para proporcionar a melhor experiência possível com os próximos jogos das séries Mass Effect e Dragon Age.
Num espírito de transparência e encerramento, queríamos partilhar que tomámos a difícil decisão de parar o nosso novo trabalho de desenvolvimento em Anthem (também conhecido como Anthem NEXT). No entanto, continuaremos a manter o serviço ao vivo do Anthem tal como existe atualmente.
Decisões como esta não são fáceis. No futuro, temos de concentrar os nossos esforços como estúdio e reforçar os próximos títulos Dragon Age e Mass Effect, continuando a fornecer actualizações de qualidade a Star Wars: The Old Republic.
Por conseguinte, se quiserem continuar a desfrutar da excelente experiência narrativa que a BioWare oferece noutros jogos, encorajamo-los a experimentar Dragon Age: Inquisition e também Mass Effect: Legendary Edition quando estiver disponível a 14 de maio.
respondendo a mensagem de