Há uma nova versão do Denuvo que tem como objetivo a pirataria de DLCs e, aparentemente, já está à solta. Denuvo Secure DLC já está integrado no software anti-tamper Denuvo e a sua função é bloquear ataques e acessos não autorizados -em particular, para impedir a aquisição ilegal de DLCs para jogos F2P, em que os jogadores pagam dinheiro por equipamento e cosméticos.
De acordo com o comunicado de imprensa da Denuvo:
"Embora a venda de conteúdo adicional seja um fluxo de receitas importante, tornou-se fácil contornar as barreiras existentes que tentam garantir DLCs em plataformas de jogos populares como Steam e Epic. Ao utilizar ferramentas públicas e facilmente acessíveis, os jogadores podem gerar e instalar automaticamente programas que acedem a conteúdos descarregáveis sem pagar por eles."
O objetivo da Denuvo é proteger as actualizações de conteúdos, grandes e pequenas, dos piratas, incluindo as edições de coleção e todos os tipos de DLCs compráveis. Isto inclui skins e outros itens que os jogadores gostam tanto de comprar.
Isto significa que é provável que as grandes empresas de jogos implementem ou já tenham implementado este sistema para os próximos DLCs, como os de Resident Evil Village.
Denuvo foi criticado por tornar vários jogos quase impossíveis de jogar devido aos enormes requisitos de CPU necessários para o suportar. Vários jogos, como Humankind e até mesmo Resident Evil, abandonaram Denuvo após o lançamento. Dito isto, a Denuvo continua a ser popular entre as empresas de jogos. "A Denuvo tornou-se um balcão único para os criadores de jogos garantirem a segurança dos seus jogos contra batota, adulteração e pirataria e para protegerem a experiência de jogo", diz Reinhard Blaukovitsch, diretor-geral da Denuvo. "Os nossos clientes actuais, grandes e pequenos, estão extasiados com os resultados e estamos felizes por ajudá-los a maximizar as receitas e também por permitir novos modelos de negócio para estes jogos que gastaram tanto esforço a construir."
Com o aumento dos DLC, é provável que se assista a uma utilização alargada desta nova versão, o que poderá abrir um enorme leque de problemas de desempenho. Esperemos que não seja esse o caso.
respondendo a mensagem de