O grupo sueco Embracer anunciou a aquisição de três estúdios que faziam parte do gigante Square Enix. A partir de agora, a Crystal Dynamics, a Eidos-Montreal e a Square Enix Montreal vão mudar-se para uma nova casa.
Isto também significa que um catálogo de mais de 50 franchises será transferido, incluindo séries de sucesso e vários títulos recentes - nomes como Tomb Raider, Deus Ex, Thief e Legacy of Kain. Os cerca de 1.100 funcionários dos três estúdios, que trabalham em oito países diferentes, também farão a transição da empresa.
De acordo com o cofundador da Embracer, Lars Wingefors, eles são "Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas a estes estúdios no Grupo Embracer. Reconhecemos o fantástico IP, o talento criativo de classe mundial e o histórico de excelência que foram demonstrados repetidamente ao longo das últimas décadas." A Embracer disse que estes estúdios receberão novos objectivos de negócio e manterão o seu financiamento para projectos em curso, como o já confirmado novo jogo da série Tomb Raider no Unreal Engine 5, citado no comunicado oficial.
Por outro lado, a Square Enix afirma que o objetivo da transação é permitir o lançamento de novos negócios, avançando com investimentos em áreas como blockchain, IA e nuvem. No início deste ano, Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix, compartilhou seus pensamentos e interesses em explorar NFTs, meta-verso e jogos baseados em blockchain.
No total, o negócio envolveu US $ 300 milhões, mas a transação está sujeita a várias aprovações regulatórias e outras aprovações externas. Espera-se que seja finalizado até setembro de 2022, e mais detalhes sobre as propriedades transferidas devem ser anunciados em breve.
Se está a perguntar-se quem é a Embracer, não se preocupe, o grupo mantém-se discreto e conta com uma série de estúdios poderosos como a THQ Nordic(Elex, Destroy All Humans, Biomutant), Gearbox(Borderlands, Tiny Tina's Wonderlands), Saber Interactive(World War Z, Evil Dead) e muitos outros.
Enquanto isso, esperemos que a Square Enix dê todo o cuidado aos seus estúdios japoneses e ofereça excelência nos próximos jogos, como Final Fantasy XVI e Kingdom Hearts IV. Embora Forspoken tenha uma temática ocidental, está a ser desenvolvido pela Luminous Productions, um estúdio japonês.
respondendo a mensagem de