Há já algum tempo, a subscrição online das consolas da Microsoft, Xbox Live Gold, tem sido cada vez mais evitada pelos gamers. O descontentamento tinha aumentado um pouco quando a Microsoft anunciou no início do ano um aumento do preço da sua subscrição, planeando aumentar o preço mensal de 6,99 para 8,99 euros e tornando-o muito menos competitivo com o Xbox Game Pass Ultimate, no qual o Ouro está incluído. Não é impossível que esta mudança tenha sido uma tentativa de pressionar os jogadores a subscreverem o segundo serviço. Em qualquer caso, este anúncio gerou um tal clamor que a Microsoft inverteu a sua decisão no prazo de 24 horas. Foi um magnífico retrocesso da parte da empresa, que finalmente anunciou, no final do mês passado, que os jogos "free-to-play" (gratuitos) seriam completamente gratuitos na plataforma.
Pode parecer estranho falar de jogos "free-to-play", mas até ontem as coisas não eram tão simples: mesmo que os jogadores tivessem acesso livre a estes jogos nas consolas da Microsoft, ainda tinham de pagar pelo jogo online e subscrever Xbox Live Gold. Já não é este o caso.
A notícia foi oficializada através do blog Xbox Wire juntamente com uma longa lista com mais de 50 jogos, incluindo alguns muito populares, como Apex Legends, Call of Duty: Warzone, Destiny 2, Fortnite, Path of Exile, Rocket League, Rogue Company, Warframe, ou mesmo World of Tanks. Pode ver a lista completa aqui.
Esteja ciente de que ainda vai precisar de uma subscrição Xbox Live Gold para jogar os modos multiplayer de qualquer outro jogo que não conste desta lista. E não se esqueça que pode encontrar todos os tipos de cartões pré-pagos no nosso site de comparação, incluindo alguns para a subscrição Xbox Live Gold.
respondendo a mensagem de