Passar uma parte da sua vida na prisão não é uma experiência que recomendaria a ninguém, mas em Prison Architect (Arquiteto Prisional) pode descobrir que estar do outro lado também não é nada fácil. Como director de uma prisão, é encarregado de a construir do zero e depois gerir todos os aspetos da sua penitenciária. Pode parecer uma tarefa fácil no papel, mas é preciso ter em conta muitas variáveis na concepção das instalações, incluindo a segurança do local, as necessidades dos reclusos, e muito mais. Uma vez terminado, manter tudo sob controlo demorará a maior parte do seu tempo, mas há sempre novas formas de melhorar o seu jogo. Um próximo DLC irá oferecer aos reclusos uma oportunidade de sair da prisão e desta vez por meios legais.
Second Chances (Segundas Oportunidades) é um novo DLC para Prison Architect que introduz programas de reabilitação no jogo. Os reclusos poderão reduzir as suas penas e eventualmente ser reintegrados na sociedade se forem pacientes e bem comportados o suficiente para seguir o programa. Terão de participar em várias atividades, incluindo socialização com civis, terapia animal, lições de resolução de conflitos, e muito mais. Se o seu comportamento for aceitável, poderão mesmo pedir um lugar para trabalhar na padaria ou no restaurante. Não será um processo fácil, mas eventualmente, todos os que se encontram no programa de reabilitação serão avaliados e, se forem considerados dignos, serão livres.
Second Chances DLC também inclui a figura do reincidente. Deve certificar-se de que um recluso está pronto a ser integrado na sociedade, porque será de novo enviado para a prisão se cometer outro crime. Nesse caso, como director da prisão, ver-se-á penalizado por não ser suficientemente rigoroso no seu trabalho.
Prison Architect está a adquirir uma nova mecânica bastante interessante com Second Chances e os jogadores vão adorar o novo nível de complexidade que traz para o jogo. A expansão será lançada a 16 de Junho para Xbox One, PS4 e PC e a 29 de Junho para a Nintendo Switch.
respondendo a mensagem de